24 de dezembro de 2007

Matéria sindrome de asperger no Fantástico

Fotos de Heather Kuzmich e Entrevista

Em complemento à citação anterior:

Fotos de Heather Kuzmich

E abaixo uma entrevista:

DN Online: Estrela autista brilha em 'reality show' americano

DN Online: Estrela autista brilha em 'reality show' americano: "MARIA JOÃO ESPADINHA
Heather Kuzmich tem 21 anos, é bonita e, como tal, foi eleita para participar no reality show America´s Next Top Model, um programa que elege a melhor modelo entre as concorrentes. Um formato que começou a atrair as atenções dos norte-americanos com a chegada da jovem. Segundo o jornal ABC, milhões de espectadores ficaram colados à televisão para não perder pitada da história de Heather. É que a jovem sofre de um tipo de autismo, a síndrome de Asperger.

As pessoas afectadas pela doença não são facilmente identificáveis como os que sofrem de autismo severo. Os indivíduos que sofrem de síndrome de Asperger são quase inteiramente desprovidos de habilidades sociais. Custa-lhes olhar para a cara dos outros, e normalmente não percebem piadas ou indirectas. Ao mesmo tempo, podem dizer o que pensam em qualquer momento, acrescenta o jornal. Estas pessoas podem ser génios, já que possuem uma inteligência fora do comum. Por exemplo, Bill Gates sofre desta doença, assim como o realizador Tim Burton.

No princípio do programa, Heather era o "patinho feio" perfeito. Estava sempre afastada das restantes concorrentes, chorando por vezes quando falava ao telefone com a mãe. Parecia estar à espera que a mandassem embora. "Mas toda a minha vida fui assim", afirmou a jovem.

A timidez, que para outros é opcional, em Heather é "de fábrica". "Ou me imponho a isto ou deixo que me encurrale", pensou. Só que, no caso, impor-se significava expor-se perante milhões de olhos indiscretos.

Como terapia de choque para Heather, o programa funcionou em pleno. Entretanto, a jovem já deixou o reality show, tendo sido expulsa na nona semana. Para o público, a sua passagem funcionou como uma ferramenta de consciencialização. Nenhuma campanha conseguiu que o público aprendesse tanto sobre a síndrome de Asperger como o America´s Next Top Model."

Autismo de alto funcionamento versus autismo de baixo funcionamento

Autismo de alto funcionamento versus autismo de baixo funcionamento - mais complexo do que se imagina - Crônica Autista: "Síndrome de Asperger geralmente é quando as pessoas têm Agnosia Sócio-Emocional e, assim, não conseguem processar expressões faciais, linguagem corporal ou entonação de voz. Isso restringe seu envolvimento em termos sócio-emocionais na vida, o que compensam com interesses, atividades e habilidades intelectuais.

Se também têm Simultagnosia, têm de se esforçar para manter simultaneamente um senso de si mesmo e dos outros, na maioria das vezes em mão única, precisando se esforçar para realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Se também têm alguma Agnosia Auditiva, vão achar que ventiladores e barulhos externos interferem na sua capacidade de entender informações verbais. Se têm Dispraxia ou Disgrafia, são desajeitados, com problemas de planejamento motor e escrita manual ruim. Alguns terão cegueira facial e acharão difícil fazer ou manter amigos. Como são mais estressados do que aqueles que não enfrentam dificuldades com processamento da informação, terão maior propensão à hipersensibilidade sensorial do que outras pessoas.

Se TAMBÉM têm dispraxia verbal, Mutismo Seletivo ou dificuldades de aprendizado, acarretando-lhes fala tardia (isto é, não falando antes dos 4 anos), então começarão a falar depois daqueles diagnosticados como ásperguer e alguns poderão ser diagnosticados como AAF, ainda que uma percentagem de crianças não-autistas também não fale antes dos 3-4 anos. Mesmo que, na época do diagnóstico, tenham linguagem verbal normal e não mostrem sinais de significativa desordem progressiva do processamento da linguagem, um histórico de fala tardia na idade de 3-4 anos provavelmente não mudaria o diagnóstico de ásperguer para AAF. Tanto mais presentes os sinais significativos de desordem progressiva do processamento da linguagem, mais provavelmente o diagnóstico será de autismo em vez de síndrome de Asperger."

"Cãoterapia" em hospital em Campinas - Pravda.Ru

"Cãoterapia" em hospital em Campinas - Pravda.Ru: "De acordo com a presidente da Criança e Cão em Ação, a bióloga Silvia Ribeiro Jansen Ferreira, a terapia com animais é conhecida no mundo há 40 anos, mas a atuação em instituições hospitalares foi introduzida a quase uma década. A iniciativa de fundar a ONG surgiu após uma experiência pessoal. O filho portador do Síndrome de Asperger começou a interagir melhor após a família ter ganhado uma cachorra Labradora. Hoje o rapaz conclui mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)."

Aspie é acusado de ser mentor de bot-net


O jornal "New Zealand Herald" noticiou que a polícia da Nova Zelândia, trabalhando em conjunto com o FBI e autoridades holandesas, deteve Owen Walker, conhecido como Akill, sob suspeita de crime cibernético. Depois de ser interrogado por autoridades da Nova Zelândia, o jovem foi liberado e aguarda novas convocações para depor.

Sua mãe, Shell Moxham-Whyte, defendeu o filho em entrevista ao jornal, revelando que o jovem possui Síndrome de Asperger. “Meu filho é um garoto muito inteligente, que adora computadores desde muito novo”, disse também “não fazer idéia” de que seu filho estava envolvido em cibercrimes.

Akill, que possui apenas 18 anos, infectou pelo menos 1,3 milhão de computadores em todo o mundo com um código malicioso criado por ele e que passava despercebido por programas antivírus, causando prejuízos estimados em US$ 20 milhões às suas vítimas. “Esse programa foi considerado muito sofisticado pelo FBI”, diz o detetive Peter Devoy. Através de seu programa, Akill e outros criminosos acessavam informações pessoais das vítimas. “Ele é muito, muito inteligente considerando suas habilidades para desenvolver esse tipo de código”, disse Maarten Kleinjtes, gerente do laboratório de crimes eletrônicos da polícia da Nova Zelândia.

Owen começou a praticar crimes cibernéticos quando ainda estava na escola. Pessoas de sua antiga escola disseram que ele estava sempre sozinho e que era vítima de bullyng. Por isso, ele deixou a escola e completou seu curso por correspondência.

De acordo com a mãe de Owen as autoridades que investigam as ações de seu filho no universo virtual estão cientes de que o filho é Aspie. Se for julgado culpado por todos os crimes dos quais é acusado seu filho pode pegar até 10 anos de prisão.