25 de dezembro de 2007

Nascido em um dia azul - Daniel Tammet


uma cigarra na paisagem: nascido num dia azul: "Daniel Tammet nasceu em Londres a 31 de Janeiro de 1979. Uma quarta-feira. E todas as quartas-feiras são, para Daniel, azuis. Daniel gosta da data do seu nascimento, porque é constituída pelos números mais belos: os números primos - 31, 19, 197, 97, 70, 1979 - apenas divisíveis, em resto 0, por 1 e por si próprios. Daniel vê estes números como seixos numa praia, todos diferentes - e é assim que os reconhece.

Muitos seixos juntos acabam por pintar uma paisagem única, de formas, texturas e cores. E foi assim que Daniel conseguiu decorar, visualizando, a maior sequência do número Pi dita por um ser humano. Pi - a razão do perímetro de uma circunferência em relação ao seu diâmetro - parece ser infinito, e esse facto torna-o num mistério e num desafio para a comunidade científica. Daniel esteve em Oxford, a debitar, para juízes e audiência, durante cinco horas e nove minutos, uma sequência de 22.514 dígitos de Pi sem nenhum erro.

Daniel Tammet cumpriu este desafio para chamar a atenção e angariar fundos para o acompanhento e investigação do autismo."

Update em 21/01/2008: Leia também a matéria sobre Daniel Tammet na Folha de São Paulo.

7 comentários:

Vits disse...

Bacana o blog, primeira vez que passo por aqui. Ouvi excelentes comentários sobre este livro, mto bom o post de divulgação. Entretanto na lista de números que aparece no início do artigo numero 70 não é primo, divide-se por 7 e 10 sem deixar resto.

Unknown disse...

Vits, obrigado pela sua visita.

Você está certo, 70 não é primo. Há outro erro matemático quando sugere que números pode ser divididos por zero, o que não é possível com nenhum número pelo que sei:

http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/passa7d.html

O que não desmerece esta ótima análise feita pelo Blog Cigarra na Paisagem, que soube abordar o tema principal (a vida de Daniel) com muita propriedade.

http://cigarranapaisagem.blogspot.com/2007/11/nascido-num-dia-azul.html

gisela cañamero disse...

Boa noite. De facto, enganei-me a passar a sequência dos números que Daniel Tammet escapeliza na data do seu nascimento: não é 70, mas 79. Vou corrigir este número no meu blog - e isto só é possível graças aos leitores atentos. Obrigada pelos vossos comentários!

Unknown disse...

Gisela, que bom você ter vindo aqui, e também que pudemos ajudá-la.

Espero que não se importe por eu ter reproduzido parte da sua bela análise. Parabéns pelo seu blog.

Anônimo disse...

70 é divísivel por 1,2,5,7 e por 10
nao é primo, existe um erro ai .

Anônimo disse...

Para quem se interessa, existe um documentário para baixar gratuitamente aqui: www.rarosdaweb.org

Procure por Daniel Tammet na busca - fica na parte inferior direita do blog.

valeu! parabéns pelo site.

Unknown disse...

Me interesei porque o medico do meu neto indicou. Achei que devia lê tudo sobre o autor. Meu netinho é autista.