24 de dezembro de 2007

Autismo de alto funcionamento versus autismo de baixo funcionamento

Autismo de alto funcionamento versus autismo de baixo funcionamento - mais complexo do que se imagina - Crônica Autista: "Síndrome de Asperger geralmente é quando as pessoas têm Agnosia Sócio-Emocional e, assim, não conseguem processar expressões faciais, linguagem corporal ou entonação de voz. Isso restringe seu envolvimento em termos sócio-emocionais na vida, o que compensam com interesses, atividades e habilidades intelectuais.

Se também têm Simultagnosia, têm de se esforçar para manter simultaneamente um senso de si mesmo e dos outros, na maioria das vezes em mão única, precisando se esforçar para realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Se também têm alguma Agnosia Auditiva, vão achar que ventiladores e barulhos externos interferem na sua capacidade de entender informações verbais. Se têm Dispraxia ou Disgrafia, são desajeitados, com problemas de planejamento motor e escrita manual ruim. Alguns terão cegueira facial e acharão difícil fazer ou manter amigos. Como são mais estressados do que aqueles que não enfrentam dificuldades com processamento da informação, terão maior propensão à hipersensibilidade sensorial do que outras pessoas.

Se TAMBÉM têm dispraxia verbal, Mutismo Seletivo ou dificuldades de aprendizado, acarretando-lhes fala tardia (isto é, não falando antes dos 4 anos), então começarão a falar depois daqueles diagnosticados como ásperguer e alguns poderão ser diagnosticados como AAF, ainda que uma percentagem de crianças não-autistas também não fale antes dos 3-4 anos. Mesmo que, na época do diagnóstico, tenham linguagem verbal normal e não mostrem sinais de significativa desordem progressiva do processamento da linguagem, um histórico de fala tardia na idade de 3-4 anos provavelmente não mudaria o diagnóstico de ásperguer para AAF. Tanto mais presentes os sinais significativos de desordem progressiva do processamento da linguagem, mais provavelmente o diagnóstico será de autismo em vez de síndrome de Asperger."

Nenhum comentário: