27 de fevereiro de 2008

Sobre Amanda Baggs - In My Language

Amanda Baggs tem 27 anos, é autista e não fala. Faz parte de um movimento cada vez mais forte que busca uma redefinição ao autismo (e para o qual este blog quer dar a sua pequena contribuição também).

Ela vem ganhando fama e dando mais visibilidade ao autismo graças a um vídeo seu publicado no You Tube em janeiro de 2007, entitulado In My Language onde ela aparece fazendo coisas que para a maioria das pessoas parecem estranhas e sem sentido. A grande idéia de Amanda foi explicar em seu próprio vídeo o que é que ela está fazendo. Ela explica que é através dos seus sentidos que ela se comunica, pegar, degustar e cheirar são ações que fazem parte de “uma constante conversa com o mundo”, nas próprias palavras dela, ditas através de um sintetizador de voz.

Não se limitando a descrever, Amanda argumenta contra o juízo que a maioria das pessoas fazem sobre ela. Ela diz que ela possui uma língua materna, só que esta língua não é verbal, e que a sua incapacidade de falar é visto como um déficit enquanto a incapacidade das outras pessoas entenderem o seu idioma é vista como normal.

"Eu tenho dito um milhão de vezes que eu não estou aprisionada no meu próprio mundo", diz ela contrapondo a visão tradicional a respeito do autismo e que é reproduzida pela mídia.


Sua fama já a rendeu várias participações em programas da famosa rede de televisão CNN.

Amanda vive em um projeto social para pessoas idosas e/ou deficientes e passa a maior parte de seu tempo na internet.


Assista ao vídeo:



Leia Mais:

Blog de Amanda Baggs

Wired: The Truth About Autism: Scientists Reconsider What They Think They
Know

Leia Também: Ser "aspie" no mundo dos outros

Nenhum comentário: