11. Mantendo uma boa imagem
- Toda vez que freqüentamos um ambiente novo, onde ninguém nos conhece ainda, para começar a criar uma reputação intacta, é preciso ter uma boa imagem.
- As pessoas sujam a sua imagem em grande parte pelo descumprimento das regras sociais não escritas.
- Se você utilizar regularmente o que leu neste livro, isto deve ser suficiente para manter uma imagem bastante limpa, mas não espere mantê-la melhor do que a de todo mundo.
- Todo mundo tenta manter uma nota mental sobre o estado da imagem das outras pessoas que fazem parte do seu círculo social mais próximo. Isso inclui coisas que tenham dito, coisas que tenham feito, coisas que podem e não podem fazer e forma como se comportam em geral (a impressão que deixam).
- São principalmente baseados em sua imagem que as pessoas farão piadas com você.
- Se sua imagem está suja, não se desespere, a princípio é um processo reversível se você for paciente, deixando de fazer as coisas erradas, ela deve melhorar lentamente.
- Tente não contar aos outros muita coisa sobre você mesmo ou sobre suas fraquezas, ao menos que você as conheça muito bem, pois conhecimento é poder. Isto não significa que você deva se reprimir (ver preocupações).
- Se desejar, você pode saber como está a imagem dos outros mantendo os ouvidos atentos.
- Algumas pessoas gostam de destacar. As pessoas que se destacam mas não cumprem as regras sociais não escritas podem facilmente converterem-se em um alvo ideal de piadas e desdém dos outros.
- Fazer um espetáculo consigo mesmo é também um caminho para facilmente tornar-se um alvo, mas se você tem Síndrome de Asperger pode ser difícil saber o que isso significa.
- Fazer um espetáculo consigo mesmo é geralmente fazer coisas em público que o façam parecer diferente de todos os outros (sendo que o estranho é excluído, claro).
- As pessoas que são capazes de se destacar e ao mesmo tempo serem populares, costuma-se dizer que têm carisma. Este é um dom que algumas pessoas possuem e que implica em ter uma compreensão muito exata do que ocorre ao seu redor. Popularmente costuma-se crer que só se pode ter carisma quem já nascer com ele, o que não é o caso de quem tem Síndrome de Asperger.
- Normalmente é melhor se destacar pelo interior do que pelo exterior.
Voltar para o Índice
Texto original aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário