31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Entrevistas e empregos

16. Entrevistas e empregos

  • Em uma entrevista a linguagem corporal é muito importante e você deve se apresentar relaxado e seguro de si mesmo. Sente-se com os braços ao seu lado ou no seu colo e uma boa postura, mesmo que isso seja um esforço para você. Esperam que você fale claramente e profissionalmente.
  • As primeiras impressões são extremamente importantes.
  • Prepare tantas respostas para possíveis perguntas quanto puder, mas não ensaie ou redija muito ou será muito rígido em suas respostas. É bom obter ajuda nesta fase.
  • Saiba quais são os seus próprios talentos e habilidades
  • O entrevistador deixará alguns indícios no final da entrevista (utilizando principalmente a linguagem corporal) para o fazer saber se é provável ou improvável que você consiga o emprego.
  • Há cursos que ensinam as técnicas a serem usadas nas entrevistas.
  • No ambiente de trabalho se aplicam as mesmas regras que nos outros lugares, com a diferença de que no local de trabalho o que está em jogo é o seu emprego. O que significa que é muito importante manter uma boa imagem ou você pode se tornar um bode expiatório, o que é uma grande ameaça para o seu emprego (ver distorções da verdade).
  • Em caso de dúvida, mantenha-se tranqüilo. Freqüentemente isto é visto como uma boa qualidade.
  • Goste ou não, como autista ou como pessoa com a Síndrome de Asperger, alguns empregos serão mais convenientes que outros. A seguir alguns exemplos:

Empregos Adequados

Empregos Indequados

Designer gráfico
Programador ou Operador de Computadores
Técnico em informática
Pesquisador científico
Pesquisador de área médica
Arquiteto
Farmacêutico

(Todas estas são profissões respeitáveis, que geralmente se desenvolvem em ambientes com pessoas mais tolerantes àqueles que são mais fechados. Observe que aqui eu escolhi carreiras muito complexas e que existem muitas outras carreiras mais simples).


Vendedor
Gerente
Advogado
Policial
Médico, Dentista ou Agente da Vigilância Sanitária
Professor de escola secundária

Piloto de avião

(Todas as profissões listadas aqui são muito competitivas e estressantes e envolvem tomar difíceis decisões e assumir compromissos sob intensa pressão de outras pessoas; algumas também envolvem o uso de linguagem corporal e interpretação de uma forma sutil).

  • No trabalho, todo mundo está submetido à uma grande pressão para manter o emprego. Isto significa ser organizado e metódico todo o tempo para evitar situações confusas. Uma boa comunicação é muito importante.
  • Por mais triste que pareça, podem ocorrer situações difíceis em seu local de trabalho em que você pode sentir grande compaixão por alguém que está a ponto de perder seu emprego injustamente. Porém, defendê-lo pode por em risco o seu próprio emprego. Se deseja defender alguém à uma autoridade mais alta, pergunte-se primeiro se vale à pena correr este risco.
  • Deve-se estar atento com a “personalidade autoritária”. Estas são pessoas que tendem a seguir ao pé da letra o manual de instruções, muito respeitosos com os chefes, autoritário com os subordinados e é muito difícil raciocinar com eles. O que realmente você precisa ter em consideração é que estas pessoas podem ser muito mais espertas do que parecem.
  • Se você está pesquisando, pode encontrar uma situação onde deve patentear, registrar a propriedade intelectual ou ter alguma prova de propriedade sobre alguma parte do trabalho que você tem produzido. O procedimento mais sensato é fazer uma cópia, colocar em um envelope e enviar por correio à sua chefia. Não abra o envelope quando ele chegar a você, mas guarde-o fechado em um lugar seguro.
  • Só encontrarás três tipos de pessoas na vida, os submissos, os assertivos (afirmativos) e os agressivos. Tente ser do tipo assertivo.

Submissos

Assertivos

Agressivo

Olha para baixo.

Mantém seus punhos fechados (um sinal de fechamento).

Falam baixo.

Dão passos para trás quando conversam com eles.

Têm um aperto de mão fraco.

É colocado para baixo pelos outros facilmente.

Freqüentemente esta irritado consigo mesmo por permitir que outras pessoas se aproveitem dele.

São tímidos e retraídos quando estão com outras pessoas.

Não aceita cumprimentos.

Se desculpa frequentemente.

Mantém uma postura ereta e relaxada.

Durante a conversa mentém um contato visual por mais de dois terços do tempo, olhando para o rosto em conjunto.

Possui um aperto de mão firme, mas não muito forte.

É capaz de dizer não quando achar necessário.

Pode expressar os seus verdadeiros sentimentos.

Está interessado na opinião de outras pessoas tanto quanto na sua própria.

Tenta tratar todos da mesma forma.

Mantém uma postura ereta, mas muito rígida.

Mantém os braços cruzados

Gritam e apontam com o dedo.

Batem na mesa.

Mantém contato visual durante todo o tempo em que está falando (olhando fixamente para os olhos).

Costuma preferir falar a ouvir.

Gosta de dizer aos outros o que eles devem fazer.

Acredita que sempre tem razão.

Gosta de chamar as outras pessoas de inúteis.

Tende a se tornar uma pessoa muito solitária, pois as pessoas entendem que é necessário muito cuidado para se aproximar dela.

Adaptado do livro “How to deal with difficult people”, de Ursula Markham.

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Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

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