31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Prefácio

1. Prefácio

Até onde sei, este livro é único. Um certo número de pessoas com a Síndrome de Asperger, nomeadamente Temple Grandin, Donna Williams, David Miedzianik, Therese Joliffe, Kathy Lissner e 'Darren White' deram-nos uma visão muito pessoal sobre as suas experiências, às vezes sob um ponto de vista crítico. Mas Marc foi um pouco mais além por fazer um escrito totalmente prático, estabelecendo um guia geral para questões básicas da vida cotidiana que seus companheiros tem de lidar.

Marc sabe por si próprio aquilo que as pessoas com Síndrome de Asperger têm de compreender, e muito do seu conhecimento foi adquirido através de experiências amargas. Seu desejo manifesto é que os outros não precisem aprender pelo mesmo caminho árduo, e que alguns de seus próprios erros possam ser evitados por outras pessoas.

Marc tinha idéias próprias sobre como os problemas do autismo podem ser compreendidos, e estas serão de interesse para quem tentar entender o “enigma”, quer a partir de dentro ou de fora. Qualquer pessoa com Asperger pode ser ajudada segundo o entendimento de Marc de que “pessoas autistas têm de compreender científicamente aquilo que as já as pessoas não-autistas podem compreender instintivamente”. Suas opiniões não são exclsivamente com base em sua experiência pessoal, suas sugestões para enfrentar as dificuldades foram experimentadas por outros além dele próprio.

Este livro contém conselhos realmente úteis, alguns dos quais dificilmente seriam dados por profissionais, por são saberem o quanto eles seriam relevantes. Marc pode atestar esta relevância, e isto por si só lhe confere valor convincente para qualquer homem ou mulher jovem lidar com a Síndrome de Asperger, mas é também esclarecedor às famílias e aos profissionais que pretendem ser úteis, mas muitas vezes se sentem incapazes para esta tarefa. E Marc nos lembra de coisas que estamos esquecendo, por exemplo, que “um progresso lento é ainda um progresso”.

Como pessoa envolvida no aconselhamento, tanto de pessoas com Síndrome de Asperger quando de suas famílias, sei que vou utilizar este livro como meu mais importante auxílio. Penso que poderia aliviar a enorme frustração e depressão sofrida por tantos jovens quando tentam se integrar com um mundo não muito simpático. Todos nós devemos estar gratos ao Marc pela sua realização. Estamos muito orgulhosos de publicar este livro.

Elizabeth Newson
1997

>>> Próximo (Introdução)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: