31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Viajando ao estrangeiro

18. Viajando ao estrangeiro

  • Se você viajar ao estrangeiro, por qualquer motivo, poderá encontrar situações em que tenha que se adaptar a um estilo de vida muito diferente, isto pode ser muito agradável, mas também pode ser muito difícil e incômodo para você (choque cultural).
  • Sempre que você estiver em um país diferente, preste muita atenção ao atravessar a rua, porque em muitos países há muitos condutores imprudentes, bêbados, andando em excesso de velocidade, contando por atalhos, gritando com os outros condutores e muito presunçosos.
  • Se você está viajando por sua conta e risco, seja cuidadoso ao escolher os seus destinos, descubra as razões pelas quais a maioria das pessoas vão até lá e não se apresse em sua decisão.
  • Se você decidir ir em uma excursão, lembre-se de que terá que viajar e viver com o mesmo grupo de pessoas quase 24 horas por dia e que as regras do capítulo "Vivendo fora de casa" podem ter o dobro de dificuldade para serem aplicadas. Além disso você pode acabar vivendo de uma forma que lhe é desconfortável e incômoda.
  • Se você não for recebido pelo grupo como você gostaria, você pode optar por abandoná-lo e falar com as pessoas do país que você está visitando, que poderão recebê-lo de braços abertos e tratá-lo como hóspede de honra em sua casa, onde o ritmo de vida pode ser muito mais pausado e tranqüilo do que o que você está acostumado.
  • Se acabar como hóspede na casa de alguém com toda a sua bagagem e posses, assegure-se de escrever o seu endereço e/ou seu número de telefone o mais cedo possível, preferencialmente em segredo, de forma que se você se perder (por exemplo, na cidade) não fique sem contato com elas. Com pessoas muito amigáveis é muito fácil para pessoas com Síndrome de Asperger se tornarem muito confiantes, principalmente por não crerem que isso pode vir a ser um problema.
  • Por outro lado, em alguns países as pessoas tendem a serem mais frias com você do que os que estão no Ocidente e pode ser muito incômodo falar com elas, Pode também haver muitas tensões, preconceito e racismo nestes lugares, de forma que se você tiver uma religião diferente, por exemplo, é melhor que guarde essa informação para si.
  • Nos países de terceiro mundo as coisas não costumam ocorrer de forma tão suave quanto no Ocidente, e viver pode ser uma experiência mais arriscada. Mesmo que as pessoas sejam muito amigáveis, podem por vezes se tornarem muito desagradáveis se provocadas ou ofendidas de alguma forma. O valor da vida humana pode ser muito menor do que no Ocidente.
  • Nos países de terceiro mundo, as pessoas podem ser cem vezes mais pobres do que as pessoas do Ocidente, mas isto não significa que você estará ajudando se entregar o seu dinheiro para elas. Nos países pobres corruptos o dinheiro tem por costume encontrar o caminho para as pessoas mais ricas e sem escrúpulos que exploram as pessoas mais pobres do que eles. As organizações de ajuda humanitária têm muita experiência e estão capacitadas para levar dinheiro e recursos para as pessoas certas e nos lugares certos.
  • Em muitos países do terceiro mundo a polícia, o sistema legal e o sistema judicial podem ser bastante severos e corruptos, assim não se envolva com confusões e tente manter a cabeça baixa. A polícia pode ser capaz de obter muito dinheiro com suborno, colocando-o como bode expiatório e colocando-o como refém em suas sujas, superpopuladas e incômodas celas.
  • Se você está viajando ao estrangeiro de forma independente pela primeira vez, é certamente melhor preferir países de primeiro mundo, viajando para países como França, Holanda, Canadá, Espanha, Escócia ou Suíça, que possuem muitos lugares bonitos e agradáveis.

18.1. Comércio

  • Em alguns países (todos os do terceiro mundo e alguns da Europa Mediterrânea) é esperado que você barganhe no mercado. Os preços acordados podem variar nos diferentes lugares de metade até um oitavo do que você pagaria comprando no Ocidente. Barganhe com um sorriso e com a moral alta, mas lembre-se de que é sempre responsabilidade sua ser assertivo e não se deixar ser extorquido. É também exclusivamente responsabilidade do vendedor que baixa o preço não vender com prejuízo. Se você conseguiu fazer um bom negócio, eles podem tentar despertar culpa em você dizendo coisas como "você está levando os sapatos dos meus filhos”.
  • Lembre-se que ao ser enganado você pode ficar muito irritado consigo mesmo.
  • Estas pessoas não vendem com prejuízo, algumas delas podem ter décadas de experiência com vendas.
  • Se alguém quer fazer um trato com você que parece injusto ou pouco viável, simplesmente diga “não, obrigado” e vá embora tranqüilamente.
  • É muito fácil ser enganado se você não está familiarizado com a moeda.
  • Se fizer um negócio informal, tente não ser muito generoso nem muito tacanho. Encontrar o equilíbrio pode ser difícil.

Anterior (Dirigir) <<< >>> Próximo (Oportunidades)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: