31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Obtendo o melhor deste livro

3. Obtendo o melhor deste livro

  • Nem todos vão entender completamente este livro de imediato, mas se alguma informação não faz sentido à primeira vista, então ela pode vir a fazer mais sentido se você ignorá-la agora e voltar a ela mais tarde.
  • Este é um livro escrito para tornar você consciente das muitas regras não escritas que a maioria das pessoas conhecem instintivamente, de forma que você possa ter esta informação como um dado adquirido.
  • Quando as pessoas desobedecem a estas regras não escritas, por vezes acabarão com elas, mas em geral os que quebram as regras informais sofrem punições informais. Estas punições podem incluir rir da pessoa até ser tratada como uma pessoa menos importante, sendo então isolada socialmente.
  • A coisa mais difícil em ser autista (ou ter Síndrome de Asperger) é que as pessoas esperam que você conheça estas regras e viva de acordo com elas tal como elas fazem, apesar de ninguém nunca ter dito nada a você sobre elas. Não há dúvida de que isso é extremamente injusto, mas infelizmente a maioria das pessoas não verá desta maneira, porque elas não entendem o problema.
  • Se você está tendo problemas para aceitar que você é autista (ou tem Síndrome de Asperger), você pode acabar tornando as coisas ainda mais difíceis para si mesmo. Aceitar isto não só o ajudará a tirar o máximo proveito deste livro, mas também poderá permitir que você se perdoe pelas coisas erradas que fez e curar algumas das dores que você pode estar sofrendo em silêncio.
  • Normalmente existe uma regra não escrita contra a falar de regras não escritas em público, mas normalmente ela não se aplica quanto a falar sobre elas com os pais, professores, conselheiros ou amigos quando você estiver sozinho com eles.
  • Em relação a muitas destas regras, é provável que você queira que elas sejam melhor explicadas para você. Infelizmente, nem todas elas podem ser explicadas sem se afastar do que é importante para os objetivos deste livro. Além disso, as pessoas podem ser capazes de seguir as regras neste livro, mas não serem perfeitamente conscientes do seu conhecimento sobre delas.
  • Se você se manter ocupado questionando estas regras, talvez não seja possível colocá-las em prática, então talvez você não tire o proveito máximo deste livro. Entretanto, não há mal em gastar algum tempo questionando-as.
  • Eu não fui capaz de incluir algumas regras não escritas, ou porque são demasiadamente vagas e dependem muito da situação específica ou por eu ainda não as ter descoberto pessoalmente.
  • Depois de ter lido este livro você pode ter a impressão de que estas são as regras de um jogo um tanto bobo, e sim, este jogo é a vida e as regras não podem ser mudadas.
  • O problema com o jogo da vida é que cada situação é um pouco diferente. Algumas coisas podem ser adequadas em algumas situações, mas não em outras. Este livro não pode lhe dizer como reagir em cada situação, mas apenas lhe dar um conjunto de diretrizes gerais.
  • As pessoas autistas tendem a ter memórias detalhadas, as pessoas não-autistas tendem a ter memórias de um quadro geral ou um enredo. Estes enredos acompanham o seu atento trabalho de investigação que permite à maioria das pessoas a aprender as regras não escritas da sociedade que são abrangidas por este livro.
  • Você pode conhecer algumas ou muitas das regras mostradas neste livro já. No entanto, elas devem ainda assim serem incluídas para as pessoas que ainda não as conhecem.
  • Às vezes, certas pessoas possam dar-lhe conselhos e críticas que você considere um pouco paternalistas, pedantes ou irrelevantes. Isto pode muitas vezes o levar a querer ser rebelde, mas você pode acabr sendo, na verdade, rebelde contra as coisas que são mais úteis para você.
  • Lembre-se, este livro foi escrito em parte com base nas minhas próprias experiências pessoais, e que o que é bom para mim nem sempre é o melhor para outra pessoa.
Anterior (Introdução) <<< >>> Próximo (Preocupações)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: