31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Linguagem corporal

6. Linguagem Corporal

  • A linguagem corporal não inclui apenas gestos, mas também expressões faciais, contato visual e tom de voz, e por vezes até aquilo que você está vestindo.
  • Há pessoas que dominam perfeitamente a linguagem corporal, mas para outras ela é muito difícil.
  • Algumas pessoas são freqüentemente paranóicas com relação à sua linguagem corporal, inclusive aquelas que são muito boas nisso.
  • Expressar a emoção errada ou rir na hora errada pode ser embaraçoso. Você pode acabar fazendo isto se está pensando em uma coisa e as pessoas em sua volta estão falando de outra coisa. Se alguém perceber isto diga a esta pessoa que sua mente estava em outro lugar.
  • Se você está falando sobre alguma coisa com alguém que se encontra emocionado e não responder à sua linguagem corporal com este mesmo idioma, esta pessoa pode pensar que você tem falta de empatia ou que não está realmente lhe dando atenção.
  • Se alguém lhe disser que você não possui linguagem corporal, então você poderá exagerar mais nela para enfatizar o que você diz, mas não demasiadamente, ou o perceberão artificial.
  • Uma parte da linguagem corporal incui a cortesia, coisas como “perdão”, “por favor”, “obrigado”, “até mais” e ser o primeiro a dizer “oi”. Muitas vezes é preciso um esforço para dizer estas coisas, mas se supõe que a cortesia seja realmente um esforço. Estes dados são sobre a cortesia informal, a escolha do tipo de cortesia a aplicar depende do tipo de pessoas que estão com você.
  • Todos nós devemos ter o cuidado quando ficarmos atrás de alguém, de forma que esta pessoas não possa nos ver, pois se elas se virarem de repente poderão se assustar. Isto é especialmente importante se você é de grande tamanho ou altura. No entanto, em um ônibus ou trem lotados talvez você não seja capaz de aplicar isto.
  • Talvez você precise fazer um grande esforço para tomar banho três vezes por semana ou usar desodorante, mas é mais fácil para as pessoas falarem conosco se perceberem que estamos limpos e não temos mau cheiro. Lembre-se de que é possível que você não esteja consciente do seu cheiro.
  • Se você tiver uma boa linguagem corporal ou contato visual, as pessoas vão ficar menos propensas à excluí-lo caso fizer alguma coisa errada sem saber.
  • Se você é um adulto e, principalmente, se você é de grande tamanho, é melhor evitar correr na rua, ao menos que estejam praticamente vazias. Não há problema em correr atrás do ônibus ou do trem se isto vai salvar você de ter que esperar mais meia hora pelo próximo ou você está com pressa para chegar em algum lugar. Por outro lado, se você pretende praticar um esporte, vista uma roupa de esporte, para que as outras pessoas possam ver que você está correndo para fazer um exercício, e não se seintam intimidados.
  • Quando ver alguém conhecido na rua talvez seja um pouco enfadonho, mas geralmente trocar um olhar, dar um leve sorriso e elevar as sobrancelhas é normalmente suficiente.

6.1. Limites do Espaço Pessoal

  • Os limites estão relacionados à não se aproximar demais de uma pessoa mas ao mesmo tempo não ficar tão distante.
  • O limite apropriado varia de acordo com a pessoa com que você está falando, e também de acordo com o momento e com o local.
  • Se há uma atração física entre você e alguém você vai precisar se desprender e ler os sinais corretamente. Para conseguir isto, a regra mais simples é que posturas abertas, como mãos e os braços abertos, e o corpo voltado para alguém, são gestos que demonstram atração, ao passo que gestos fechados, como mãos em punho, braços cruzados, e afastar o corpo de alguém demonstram evitação.
  • Algo a ter em conta é o chamado jogo de aproximaçã-rejeição. É necessário estar seguro se queremos nos aproximar ou nos afastar de agluém, ou nenhum dos dois.
  • Há também o problema do reconhecimento do território das outras pessoas. Se em alguma situação você, por desconhecimento, acabar invadindo um espaço que outra pessoa entende que é seu território, e isto pode lhe causar grandes problemas. Eu por exemplo, uma vez escutei uma mulher se lamentando em uma casa cheia de crianças, ela estava perturbada porque seu namorado extremamente possessivo e recém saído da cadeia havia brigado com ela sem nenhuma razão aparente, não percebi que, pelo ponto de vista dela, aquele era seu território. Felizmente minha segurança pessoal foi preservada, pois ele não retornou mais. Se você cometer este erro e só o perceber mais tarde, pode ser que as coisas lhe pareçam mais claras.

6.2. Contato visual

  • É difícil dominar o contato visual, pois é difícil perceber se você está fazendo muito ou pouco contato visual com uma pessoa enquanto ela fala com você.
  • Quando as pessoas não estão conversando e nem você está falando com elas, na maioria das vezes é melhor não olhar para elas, pois a outra pessoa pode perceber isto e sentir-se desconfortável, e talvez comente isso com outras pessoas sem que você saiba.
  • Controlar seu olhar pode ser muito difícil para você, mas não é de forma alguma impossível.
  • Se você olhar para uma pessoa enquanto fala sobre ela para outra pessoa, e ela perceber isto, pode entender que você é rude. Se você está argumentando com alguém e aponta para ela ao mesmo tempo em que mantém contato visual isto pode ser entendido como uma atitude muito agressiva. De uma forma geral, tente não apontar para as pessoas, isto o manterá longe de problemas.
  • Quando você estiver conversando com outras pessoas, ou elas estiverem falando com você, é esperado que você as encare, tendo em conta as seguintes orientações:
  1. Olhar para alguém por menos de um terço do tempo pode comunicar que você é tímido (se mantém o olhar para baixo) ou desonesto (se mantém o olhar para o lado).
  2. Olhar para alguém por mais de dois terços do tempo pode comunicar de que você gosta desta pessoa (se olha para seu rosto como um todo) ou que você é agressivo (se você olha fixamente para seus olhos).
  3. Olhar alguém o tempo todo com um firme e ininterrupto contato visual pode comunicar duas coisas. Ou você a está desafiando (o olhar agressivo) ou ela o atrai (o olhar íntimo). No entanto, em outras culturas (por exemplo, na Europa Mediterrânea), pode também representar companheirismo. Isso é muito difícil para o autista, pois primeiramente precisamos estar seguros de que isto procede. Forçar um contato visual fixo também pode nos deixar muito distraídos para falar.

6.3. Tom de Voz

  • Talvez você seja uma pessoa que conversa em um único tom de voz, sem saber.
  • Pergunte a uma pessoa de confiança se isto é verdade, e se for, talvez você tenha que exagerar no seu tom de voz para expressar aquilo que você diz, mas não demasiadamente. Isso soará inicialmente artificial.
  • Se você está lendo um livro de história para crianças, quanto mais entonação utilizar, melhor.
  • A entonação de voz e muito importante para mostrar se você está falando de uma forma entusiasmada ou sarcástica sobre algo. Também é importante para dizer se estamos falando sério ou fazendo uma brincadeira.
  • Falar em um único tom de voz pode passar a impressão de que você está entediado. Ao falar de algo bom ou interessante que você vai fazer use um tom de voz entusiasmado, ou as pessoas o acharão estranho.
  • Se você é um jovem e está mudando a voz, vai se sentir muito mais confortável deixando que ele flua livremente, pode ser muito estranho em seu interior, mas ela terá um som muito mais agradável em seu exterior. Se você está preocupado que seus colegas poderiam pensar de você, o que, de qualquer forma seria um problema passageiro, pode ser uma boa idéia mudar sua forma de falar enquanto estiver mudando de escola.
  • Por último, lembre-se de não falar muito alto nem muito baixo. Isto depende da distância entre você e a outra pessoa, além disso, seja mais silencioso quando for necessário discrição. E sussure quando os outros sussurrarem ou houver alguém dormindo por perto.
  • Ás vezes é possível que você tenha que falar com uma voz mais alta e clara, então você deve projetar a sua voz. Para fazer isto mantenha uma postura reta e relaxada e imagine que sua voz é proveniente de seu estômago, por mais estranho que isso possa parecer.

6.4. Roupas

  • As roupas que você veste transmitem informação sobre você.
  • Se você usa roupas de cores brilhantes que se chocam, talvez com a intenção de buscar confiança, as pessoas poderão perder o interesse em você.
  • Se você usa botas de cowboy, jeans rasgados, camisetas de heavy metal e jaqueta de couro as pessoas podem ficar assustadas para se aproximar de você ou irão pensar que você é uma pessoa com quem elas possam falar sobre heavy metal, intrumentos musicais, vida nas ruas e diferentes tipos de casas noturnas. É uma imagem muito difícil de ser desfeita.
  • Se suas roupas têm cores naturais como azul, cinza, verde escuro, preto ou branco, que são cores que não saem de moda, as pessoas provavelmente não julgarão você pelo que está vestindo, e provavelmente seja isto o que você deseja.
  • Muitas vezes é uma boa idéia ouvir a opinião de outra pessoa sobre o que você deve vestir (fale com uma pessoa em que você possa confiar).

Anterior (Olhando para o lado bom) << >> Próximo (Distorções da verdade)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: