31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Humor e Conflitos

9. Humor e Conflitos

  • O humor do autista geralmente varia por causa de coisas que lhe parecem tolas, ridículas ou que lhe parecem insensatas.
  • Pode ser necessário manter o seu riso para si quando algo que é engraçado para você não é tão engraçado para as outras pessoas. O riso é uma das melhores sensações do mundo e ter que reprimi-lo é um incômodo, mas rir no momento errado pode incomodar as outras pessoas.
  • O humor do não-autista é geralmente relacionado à formas criativas de encontrar defeitos em outras pessoas e causar-lhes vergonha. Todo mundo é vítima do humor dos outros de vez em quando, mas algumas pessoas tendem a sofrer mais do que as outras. Às vezes as pessoas não autistas podem ser bastante cruéis com o seu humor. Isto é especialmente verdadeiro entre adolescentes e jovens adultos, que tendem a ser menos cuidadosos do que os mais velhos.
  • Para muitos zoólogos, o humor é uma substituição humana para a violência que os animais usam para estabelecer uma posição dominante entre eles (hierarquia).
  • Ninguém fala da hierarquia que isto forma.
  • Muitas turmas e grupos de pessoas não são acolhedores com pessoas de fora, mas alguns são mais acolhedores do que outros.
  • A princípio, a razão pela qual duas ou mais pessoas se unem contra outra é porque isto lhes dá um sentimento de união. Por esta razão costuma ser mais fácil conversar seriamente com uma pessoa se vocês estiverem sozinhos.
  • Se você disser algo que possa ser mal interpretado em um contexto sexual, então provavelmente isto se tornará uma piada, às suas custas.
  • Se você for vítima do humor de alguém, muitas vezes isto pode ser traduzido (em sua mente) como uma crítica construtiva, e isto poderá então servir para a construção da sua personalidade.
  • Se uma piada ou sarcasmo for demasiadamente duro, você pode perguntar “o que quer dizer com isso?”, “porquê disse isso?” ou “isto não foi nada agradável”. Você deve usar a sua capacidade de discernimento para escolher uma resposta adequada para colocá-lo diante de um questionamento, o que pode ser uma defesa muito boa.
  • Se uma piada ou sarcasmo é realmente ofensivo, aqui está um último recurso que você pode usar: calmamente falar que acha a brincadeira ofensiva e perguntar-lhe se sabe o que significa ofensivo. Se a outra pessoa disser “Não sabe aceitar uma brincadeira?” ou o ignora, mantenha-se firme e o pergunte outra vez se sabe o que isto significa.
  • As perguntas são geralmente uma forma de defesa muito mais poderosa do que as afirmações
  • Lembre-se de que as pessoas que provocam você injustamente e sem motivo são geralmente pessoas fracas que projetam em você as suas próprias fraquezas.
  • Se você quiser se juntar a fazer piadas sobre uma outra pessoa, tenha em mente o seguinte:
  1. Tente não fazer piadas ofensivas, mesmo que as outras pessoas o façam, pois as pessoas que fazem isto estão geralmente erradas.
  2. Tente não dirigir seu humor à pessoas mais perspicazes ou sarcásticas do que você, pois estas pessoas poderão se vingar e provavelmente o farão melhor do que você, fazendo você se sentir mal. É o equivalente verbal a buscar uma briga com alguém maior do que você.
  3. Ainda, tente não dirigir seu humor para pessoas mais quietas ou tímidas do que você. É o equivalente verbal de tentar brigar com alguém menor do que você.
  4. Não faça piadas sobre as mães ou pais de qualquer pessoa, ao menos que todos os outros o façam. Fazer este tipo de piada em um momento inoportuno pode fazer com que as pessoas reajam de forma violenta com você.
  5. Tente não rir das suas próprias piadas.
  • A comédia não é apenas um confronto lúdico, mas também uma forma muito inteligente das pessoas aceitarem os problemas da sua vida sem ficarem deprimidas. “É melhor rir do que chorar”.
Anterior (Conversas) <<< >>> Próximo (Problemas relacionados à sexualidade e questões sobre programas)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: