31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Distorções da Verdade

7. Distorções da verdade

  • O Sarcasmo ocorre quando uma pessoa diz uma coisa que significa exatamente o seu oposto. Por exemplo, uma pessoa, ao ouvir alguém arrotar, pode dizer “nossa, como você é educado”. O modo mais fácil de identificar um sarcasmo é observando o tom de voz. Por vezes será necessário defender-se da ironia e do sarcasmo, o que será abrangido nos capítulos seguintes.
  • Não conhecer a verdade é uma razão pela qual as pessoas podem distorcê-la
  • Uma forma particularmente desagradável de distorcer a verdade ocorre quando uma pessoa atribui a outra a culpa por uma coisa que ela própria fez. Pior ainda é quando alguém faz algo de errado propositalmente com a única finalidade de poder culpar a outra pessoa por isto. Se fizerem isto com você, primeiro perceba se isto é alguma brincadeira ou algo sério. Se for algo sério, grave e conseguirem com êxito lhe imputar a culpa, talvez você precise que alguém demonstre de alguma maneira que você não foi o responsável, neste caso, deverá procurar pessoas apropriadas e dizer a elas que você acha que foi vítima de uma fraude e manter a sua palavra.
  • Por outro lado, algumas pessoas podem inocentemente criar falsas verdades com o único propósito de criar uma fantasia. Isto pode ser aplicado á crianças que dizem ser super-heróis, adultos que se vestem de Papai Noel ou atores interpretando os seus papéis.
  • Se alguém lhe faz uma pergunta cuja verdadeira resposta poderia ofendê-lo, envergonhá-lo ou pô-lo em algum outro tipo de situação desconfortável, pode ser melhor dizer-lhe uma “mentira conveniente”, para evitar situações desagradáveis ao seu redor.
  • Se você não deseja mentir, ainda resta a opção de simplesmente reter a verdade. Você pode estar tentando manter um segredo ou deixar você ou outras pessoas longe de algum problema. Neste caso, pode ser sensato evitar falar de determinados assuntos que o levariam a ter de fingir que não sabe de nada, utilizando táticas de distração (que muitas vezes envolvem humor), ou mesmo mentir. Também podem esperar que você saiba perceber automaticamente quando alguém está mantendo um segredo e não quer falar de certos temas.
  • Se alguém tentar comunicar uma mensagem para você, mas sem o ferir, este pode preferir apenas dar uma indireta (insinuação). Um exemplo disso é quando um homem está paquerando uma mulher, mas ela não quer sair com ele, caso em que, em vez de dizer "eu não estou interessada", ela pode colocar discretamente o termo “meu namorado” em algum ponto da conversa.
  • Às vezes é possível ser induzido ao erro través de figuras de linguagem (metáforas). Se as figuras de linguagem são um problema para você, elas podem ser analisados em alguns livros ou você pode pedir que alguém lhe ensine algumas.
  • Às vezes alguém poderia mentir para você se eles querem algo de você. O melhor exemplo disso é um vendedor de porta em porta, que quer seu dinheiro. Se ele vendeu-lhe uma televisão que não funciona, então ele ludibriou você.
  • Em uma conversa, não é incomum que as pessoas exagerem. Alguém que diz: "Eu tomei dez cervejas na noite passada" pode realmente dizer que só tomou cinco. As pessoas que exageram demais podem facilmente serem mal interpretadas.
  • Se alguém diz algo que soa ofensivo no sentido literal, como “Sua cara é muito feia”, mas com uma risada e um sorriso, então eles estão fazendo uma brincadeira. Geralmente você precisa captar isto rapidamente.
  • Talvez o mais difícil tipo de mentiras você vai encontrar são provocações que alguém lhe diz como uma brincadeira para ver se você acredita ou não delas. Se o que elas acabaram de dizer é altamente improvável ou as pessoas à sua volta estão se esforçando para não rir, é provavelmente que seja uma brincadeira. A resposta correta a isto seria contradizer-lhes rindo. Se você se mostrar inseguro sobre saber se eles estão ou não caçoando de você, eles poderão ver isto como um sinal de vulnerabilidade. Lembre-se que eles provavelmente nunca vão admitir que eles estão brincando com você, não importa o quão sério você perguntar.
  • As pessoas podem começar a tentar persuadi-lo a fazer algum tipo de espetáculo. Por exemplo, podem pedir-lhe para fazer uma dança ou cantar uma canção. Mesmo se você não consegue ver nada de errado nisso, é importante não ceder a eles, não importa o quão persuasivos eles sejam. A resposta é a mesma que para uma brincadeira mentirosa, talvez apenas com um toque de raiva. Se você ceder a essas solicitações, provavelmente você vai se tornar um objeto de diversão para todas as pessoas. Se você já fez isso no passado, não se preocupe, apenas não deixe que isto se repita.
  • Se alguma vez você entrar em jogos como "verdade ou conseqüência” ou jogos de prendas talvez se encontre sob uma pressão ainda maior para fazer algo. Neste caso, muitas vezes, é normal, mas você pode ser solicitado a fazer algo que é completamente fora de ordem, neste caso se as pessoas se tornarem muito persuasivas, você deve sair da sala. Se forem seus verdadeiros amigos, eles não pensarão mal de você por mais de um dia por causa disso.
  • É preciso não esquecer que nem todas as pessoas são fiéis à verdade. Além disso, muitas pessoas selecionam certas partes da verdade e rejeitam outras propositalmente para a sua própria vantagem (por exemplo, em processos judiciais).
  • Se você precisa descobrir se alguém está mentindo ou não e tiver uma boa razão para fazê-lo, faça-a questões que possam revelar falhas na sua lógica.

7.1. Equívocos que outras pessoas podem cometer sobre você

  • Se você tem dificuldades com o contato visual ou a linguagem corporal, algumas pessoas podem erroneamente acreditar que você é tímido ou desonesto. E isso provavelmente está errado.
  • Se você não reagir à linguagem corporal das outras pessoas neste mesmo idioma, elas podem pensar que você é uma pessoa pouco simpática.
  • Muitas pessoas podem cometer o erro de achar que você não é inteligente. Isto acontece se você raramente tem a oportunidade de lhes mostrar sinais de inteligência, há pouca coisa que você pode fazer em relação a isto, como deixá-los “acidentalmente” ver você fazer algo que você faz bem. Eles podem decidir não fazer observações, apesar de terem visto o seu talento.
  • Se você tentar sempre parecer mais legal, firme, duro e confiante em si mesmo do que as outras pessoas, então sempre que você quebrar uma regra não escrita as pessoas podem interpretar isto como uma maldade. Neste caso, pode ser de seu interesse abandonar estas pretensões.

Anterior (Linguagem corporal) <<< >>> Próximo (Conversas)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: