31 de janeiro de 2007

Guia de Sobrevivência para Pessoas com Síndrome de Asperger - Educação

14. Educação

  • Talvez você tenha professores quês tão pensando que voe não é inteligente o suficiente para aprovarem os seus exames. Se em seu interior você está totalmente seguro de que é, isto pode ser extremamente frustrante. Tente conseguir o apoio de um professor que tenha uma boa avaliação de você.
  • Se você estiver tendo um desempenho ruim em redação e não souber o porquê disso, talvez seja porque você está escrevendo sobre situações muito estranhas ou irreais, e neste caso a leitura deste livro poderá ajudá-lo. Lembre-se de que este tema trata mais sobre sensações que não podem ser expressas por palavras.
  • Escute qualquer instrução ou conselho que receber de seu professor, mesmo que inicialmente eles pareçam pouco importantes para você. Ele o ajudará e será simpático desde que você deixe claro que aceita escutá-lo e o considera “certo”.
  • Quando as pessoas estiverem lhe explicando coisa interessantes ou você estiver em uma aula, é muito importante que você demonstre através do olhar este interesse, ou as pessoas entenderão que você está entediado. Lembre-se de que enquanto as pessoas falam elas observam as expressões no rosto de seus ouvintes.
  • Dê atenção especial aos seus boletins, pois geralmente eles possuem uma grande quantidade de críticas construtivas.
  • Um dos problemas que você geralmente deve enfrentar em aulas ou palestras é a concentração. Ninguém é capaz de se concentrar 100% durante todo o tempo, e para tomar notas curtas à mão é esperado que você tenha de olhar para baixo.
  • Se um palestrante ou professor fizer uma pergunta e ninguém levantar a mão, isso muitas vezes significa que as pessoas não querem participar e não que elas não sabem a resposta.
  • Às vezes é um pouco difícil fazer a distinção entre a informação que você precisa e a que não precisa guardar na memória.
  • Se você tentar demonstrar uma grande quantidade de conhecimento profundo sobre assuntos acadêmicos como forma de obter reconhecimento público, você estará indo pelo caminho errado, por mais inteligentes que sejam as pessoas com quem você fala.
  • Lembre-se que as a maiorias das pessoas costumam exagerar ao falar sobre o trabalho que fazem.
  • Tente não se comparar demasiadamente com outras pessoas.
  • Talvez você fique extremamente preocupado com seus exames, mas não se esqueça de que você pode ter uma vida plena e feliz mesmo sem grandes qualificações em tudo, como muitas pessoas têm.
  • É possível que você ache mais fácil aprender matemática, ciências, idiomas estrangeiros e informática do que aprender português ou história, ao contrário da maioria das pessoas, que acham estes últimos mais fáceis.
  • Cuide para escolher trabalhos que não envolvam uma grande socialização ou longas conversas com as pessoas. Áreas como computadores, investigações ou farmacologia são mais fáceis sob este ponto de vista do que vendas, gestão, ensino ou trabalho social.
  • Lembre-se de que existem um série de regras e convenções sobre trabalhos acadêmicos e apresentações. Estar de acordo com estas regras e seguir um plano de estudo pode ser muito importante para os seus últimos períodos.
  • Um dos sintomas do autismo é você se sentir inseguro se a sua rotina diária ou semanal for alterada. Você deve ser capaz de organizar o seu tempo de forma a ter o suficiente para seu estudo e para dedicar a outras coisas, como ver televisão, filmes, escutar música ou sair. Desta forma, se alguém o convidar para sair, tente não pensar sobre o seu trabalho, pois você terá tempo suficiente para ele depois.

Anterior (Limpando a imagem) <<< >>> Próximo (Vivendo longe de casa)

Voltar para o Índice

Texto original aqui

Traduzido pelo Blog Olhar Aspie

Nenhum comentário: